quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012


UM POUCO DA HISTÓRIA DO CENTRO EDUCACIONAL DESEMBARGADOR JÚLIO VIRGÍNIO



O Centro Educacional Desembargador Júlio Virgílio (CEDJV) ao longo dos seus anos de funcionamento tem marcado história na educação do município, e, com um gesto simples, o seu nome homenageou a Carlos Santana e homenageia a Júlio Virgínio.
Foi fundada em 21 de maio de 1976 e denominada inicialmente Escola Carlos Santana. No mesmo ano, passou a se chamar Escola Centro Educacional Desembargador Júlio Virgínio e a atender as séries iniciais do Ensino Fundamental. Ainda no mesmo ano, um prédio foi construído para ser sede da unidade de ensino.
No estabelecimento escolar estudam atualmente cerca de 400 alunos distribuídos em 03 turnos, onde é oferecida a Educação Básica, Educação Infantil, Ensino Fundamental I e Aceleração I.
Os alunos que estudam na unidade são oriundos dos bairros da Caixa D´água, Matadouro, Alto do Ipê, Barracamento, Society e Bairro da Quadra, na sede do município; além daqueles que provém das localidades de Ipoeira, Barreira, Periquito, Cedro, Alto da Porteira, Santa Rosa, Alambique, Baixa da Areia e Boi Preto, na zona rural. Estes têm acesso ao transporte escolar oferecido pela Secretaria Municipal de Educação. A maioria dos educandos é de família de baixa renda e muitos deles estão inseridos no Projeto Bolsa Família do Governo Federal.
Além disso, em sua grande maioria, fazem parte de famílias de agricultores e lavradores, sendo que muitos destes alunos, por seus pais não terem renda mensal, trabalham foram da cidade, em construção civil. É importante destacar também que alguns alunos têm um ótimo desempenho e outros têm dificuldades pela falta da família no seu acompanhamento.
Os estudantes têm acesso aos livros didáticos oferecidos pelo MEC (Ministério de Educação e Cultura) das disciplinas do núcleo comum (Português, Matemática, História, Ciências e Geografia) e que podem ser utilizados em sala de aula e nos estudos em casa. Além dos livros didáticos, os alunos têm contato com outras fontes de leitura, informação e conhecimento através dos Livros do Projeto Baú de Leitura oferecidos pelo MOC.
A escola tem 08 (oito) salas de aula bem amplas (4m² cada), 01 (uma) sala de informática, 01 (uma) sala multifuncional, 01 (uma) secretaria, 02 (dois) depósitos, 01 (uma) cantina, 06 (seis) banheiros. Os espaços são bem ventilados e tem uma boa iluminação.
O Centro Educacional Desembargador Júlio Virgínio é referência em PGE na rede, onde acreditamos em um ensino de qualidade e adaptado com as evoluções tecnológicas, dentro da sala de aula, representando umas das soluções para atender as necessidades, com respeito as diversidades trazidas pelos alunos. A implantação do PGE possibilitou alguns professores a trabalharem com processos em sala de aula.
A escola tem parceria com alguns comerciantes locais, onde todos colaboram nos eventos promovidos pela escola, exclusivamente para os alunos. Além, de ser parceira da YAMANA, que patrocina o Programa de Gestão Educacional (PGE), garantindo uma gestão democrática, participativa e efetiva, envolvendo a todos.
Um dos grandes desafios da escola é com a segurança dos alunos nas imediações da mesma, justamente quando os alunos estão chegando. O outro desafio é na área da escola no momento do recreio, pois esse estabelecimento atende diversidades de alunos com idade-série distorcida e isso dificulta a integração de todos.
O CEDJV tem um quadro de professores estáveis e efetivos, sendo um dos diferenciais da escola. Além de contar com uma sala multifuncional que atende crianças do município com necessidades especiais.
Para o ano de 2012, já foram instalados 16 computadores na Sala de Informática, onde os alunos terão acesso às novas tecnologias da informação e a Internet. E também, a grande novidade para o alunado é a construção do parque infantil, que foi adquirido através de uma parceria com a YAMANA e vai beneficiar o sistema de recreio dirigido já implantado na Escola.

2 comentários: