quinta-feira, 22 de março de 2012


DIA MUNDIAL DA ÁGUA – 22 DE MARÇO

O tema água atualmente é assunto de preocupação e discussões em nível mundial, pela sua importância e pelo fato de ser um recurso natural que corre o risco de se esgotar, daí a importância do Dia Mundial da Água, comemorado em 22 de março, pois é um dia que leva à reflexão sobre a importância da água e sobre formas de utilizá-la de modo mais racional.
Atualmente a escassez de água já é um problema mundial, devido a fatores que tem relação direta com a ação do ser humano no meio ambiente: desperdício, poluição, mudanças climáticas, tudo isso interfere no ciclo da água, fazendo com que diversos países já sofram as consequências de forma bem grave. Segundo um relatório da Organização das Nações Unidas (ONU) por volta de 2020, esses problemas podem causar a falta de água, afetando assim, cerca de 2/3 da população mundial.  
Sendo a água um bem precioso e limitado, precisamos desde muito cedo estarmos orientando nossos alunos quanto aos benefícios que a água nos traz, as consequências de sua falta e conscientizando sobre a economia e preservação da mesma.
Para tanto foi elaborado o Projeto "Planeta Água" pela Profª Aline Santana, para trabalhar com alunos do 4º ano, que visa justamente um trabalho de conscientização e uma mudança de atitudes.


Os alunos assistiram a dois vídeos com os temas: “Planeta água” e “Economizar água”, e desenvolveram atividades com a música “Planeta água” de Guilherme Arantes.



Em seguida os alunos, em grupos, confeccionaram alguns cartazes com temas afins: Importância da água, acróstico e poesia sobre a água, e também foram apresentadas algumas curiosidades a respeito da água no Planeta. Ao final os alunos socializaram os trabalhos realizados.
                   Confecção dos Cartazes






          Apresentação dos Cartazes






                                           Por: Professora Aline Santana

Nenhum comentário:

Postar um comentário