quinta-feira, 8 de março de 2012


O8 MARÇO DIA INTERNACIONAL DA MULHER

No dia 08 de março, é comemorado o dia Internacional da Mulher em todo mundo. Essa data tornou-se um marco para a luta do Movimento Feminista, devido à realização de um protesto feito numa fábrica dos EUA, por mulheres que lá trabalhavam reivindicando direitos iguais aos dos homens no ano de 1857. Entretanto, num ato de crueldade, elas foram trancafiadas no local que foi incendiado, culminando assim, na morte de todas que estavam presentes na manifestação.
Com isso, anos mais tarde, essa data foi oficializada pela ONU (Organização das Nações Unidas) em homenagem as mulheres mortas na fábrica. No entanto, o objetivo da criação desta data não é só de comemoração, mas, principalmente, é de discutir o papel da mulher na sociedade atual, visando tentar diminuir e, quem sabe um dia terminar, com o preconceito e a desvalorização da mulher. Pois, mesmo com todos os avanços, elas ainda sofrem, em muitos locais, com salários baixos, violência masculina, jornada excessiva de trabalho e desvantagens na carreira profissional. Muito foi conquistado, mas muito ainda há para ser modificado nesta história.
Deste modo, no dia 08/03/2012, foram realizadas no CEDJV exibições de vídeos relacionadas à temática e também homenageando – as.
                                 






Nenhum comentário:

Postar um comentário