quinta-feira, 19 de abril de 2012


21 DE ABRIL – DIA DE TIRADENTES

No dia 21 de abril comemora-se o dia de Tiradentes (Joaquim José da Silva Xavier) mártir da Inconfidência Mineira. O apelido de Tiradentes veio da profissão de dentista, no entanto o ofício que mais lhe promoveu foi o de soldado, integrante do movimento da Inconfidência Mineira.


A Inconfidência Mineira foi um abalo causado pela busca da libertação do Brasil diante da monarquia portuguesa, ocorrendo por longos anos, no final do século XVIII. Tinha como principais objetivos: buscar a autonomia da província; conseguir um governo republicano; conseguir a libertação dos escravos nascidos no Brasil; dentre outros.
Durante o movimento, as notícias de que os inconfidentes tentariam derrubar o governo de Portugal chegaram aos ouvidos do imperador, que decretou a prisão deles. Tiradentes, para defender seus amigos, assumiu toda a responsabilidade pelo movimento e foi condenado à morte.
O governo fez questão de mostrar em praça pública o sofrimento de Tiradentes, a fim de inibir a população de fazer manifestos que apresentassem ideologias diferentes. Em 21 de abril de 1792, Tiradentes percorreu o trajeto, chegando à cadeia pública da região, foi enforcado após a leitura de sua sentença condenatória.
Ainda hoje podemos ver o museu da Inconfidência Mineira, que está localizado na Praça Tiradentes, na cidade de Ouro Preto, local onde é preservada a memória desse acontecimento tão importante da história do Brasil.


 Fonte: http://www.brasilescola.com/datacomemorativas/tiradentes.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário