quinta-feira, 19 de abril de 2012


22 DE ABRIL – CHEGADA DOS PORTUGUESES AO BRASIL

Em 22 de abril de 1500 chegava ao Brasil 13 caravelas portuguesas lideradas por Pedro Álvares Cabral. Eles avistaram um monte, que foi denominado de Monte Pascoal. O nome dado a terra descoberta foi Terra de Santa Cruz (atualmente, Porto Seguro na Bahia). O nome definitivo, Brasil, só veio alguns anos depois, devido a quantidade de pau-brasil encontrado no litoral.
O primeiro contato com a população local foi no dia 23 de abril. Os índios Tupiniquins, de origem tupi-guarani, habitavam o litoral do sul da Bahia. Apesar do choque entre as diferentes culturas, trocaram objetos e cortesias pacificamente. A primeira missa foi celebrada no dia 26 de abril por Frei Dom Henrique, com a presença não só do comandante e da tripulação como também de nativos curiosos atraídos pelo ritual.



A descoberta da nova terra foi anunciada ao rei de Portugal através de uma carta escrita por Pero Vaz de Caminha, onde foram descritos detalhes da viagem, da terra descoberta e dos nativos. A esquadra de Cabral não ficou muito tempo nas novas terras, logo partiu, e durante muito tempo o interesse da corte portuguesa por elas foi quase nulo.
Foi somente a partir de 1530, com a expedição de Martin Afonso de Souza, que a coroa portuguesa começou a interessar-se pela colonização da nova terra. Isso ocorreu, pois havia um grande receio dos portugueses em perderem as novas terras para invasores. A colonização seria uma das formas de ocupar e proteger o território.
     E foi dessa forma que o nosso país começou a crescer e se desenvolver, tornando-se essa grande nação, que segundo o senso de 2010 tem uma população formada por 190.732.694 pessoas e, atualmente, ocupa lugar de destaque em vários setores da economia, cultura, turismo, entre outros. por isso, hoje saudamos o nosso BRASIL pelos seus 512 anos de descobrimento!


Fonte: http://www.historiadobrasil.net/descobrimento/
http://www.smartkids.com.br/especiais/descobrimento-do-brasil.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário