quarta-feira, 25 de abril de 2012


CEDJV: UMA ESCOLA ACESSÍVEL

Educação Pública e de qualidade é um direito de todo cidadão. Entretanto, o tratamento dado a pessoas com Necessidades Educativas Especiais (NEE) durante muito tempo não lhes garantiu esses direitos.
Essa situação só veio ter mudanças significativas com a criação de documentos como a Constituição Federal de 1988, a Declaração de Salamanca em 1994 e a Leia de Diretrizes de Base (LDB) 9394/96.
Os documentos citados anteriormente pregam a inclusão dos estudantes com NEE em escolas regulares e lhes asseguram esse direito. Como pode ser visto no parágrafo III do Artigo 208, capítulo III da Constituição Federal: O governo tem que garantir “atendimento educacional especializado aos portadores de deficiência, preferencialmente na rede regular de ensino”. Isso implica em ações como investimentos na formação de professores, adequação dos espaços físicos e do período para conclusão dos estudos, entre outros.
É válido salientar que na prática a situação é bem diferente do que a proposta nas leis. No entanto, as escolas tem que se adaptarem as necessidades que surgem no dia a dia escolar.
Diante disso, o CEDJV passou por ajustamentos para receber com mais comodidade esses alunos especiais. Como a construção de rampas para melhor locomoção dos cadeirantes, banheiros adaptados e instalação de tapetes tátil para locomoção de deficientes visuais.
Rampa de acesso na entrada da escola
Rampa de acesso aos banheiros
Banheiros adaptados
Tapetes tátil
No que diz respeito ao ensino, as atividades são realizadas de acordo o nível de desenvolvimento intelectual do aluno, como exemplo disso podemos citar o aluno Alejandro David que é portador de paralisia cerebral, triplegia espática (membros inferiores e membro superior direito) e atraso cognitivo. Chegou ao CEDJV com aprendizagem bem defasada e com apenas uma unidade letiva já podem ser vistas melhoras significativas.
Alejandro em sala de aula
Além disso, foi realizada a organização de uma sala multifuncional onde ocorrerão aulas, em turno oposto ao que os alunos assistem às aulas regulares, de informática com equipamentos especializados e outras aulas que possam estimular o desenvolvimento de novas habilidades.
Sala Multifuncional
Aparelhos adaptados
“Incluir significa promover e reconhecer o potencial inerente a todo ser humano em sua maior expressão: a diferença.”
                                                                     Francisco Gonçalves, Lara Gonçalves, Paulo Santos, 2010



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