quinta-feira, 19 de abril de 2012


DIA DO ÍNDIO

No dia 19 de abril, é comemorado o dia do índio, essa data comemorativa foi criada em 1943 pelo presidente Getúlio Vargas. Isso ocorreu porque em 1940, esse dia ficou marcado pela participação de líderes indígenas no Primeiro Congresso Indigenista Interamericano, realizado no México. Esse evento teve o objetivo de divulgar a cultura indígena em toda a América e também para que os governos criassem normas em relação à qualidade de vida dos povos indígenas, que ainda sofriam com a discriminação do homem branco.
Os índios são os primeiros habitantes do Brasil, quando os portugueses chegaram ao nosso território em 1500 eles já viviam aqui. Entretanto, desde esta data, o que vimos foi o desrespeito e a diminuição das populações indígenas, fato que ainda ocorre devido à exploração de recursos naturais existentes em suas terras.



Neste dia do ano ocorrem vários eventos dedicados à valorização da cultura indígena. É um dia de reflexão sobre a importância da preservação dos povos indígenas, da manutenção de suas terras e respeito às suas manifestações culturais.
No CEDJV, mesmo com a semana de provas, os professores trabalharam essa temática com os alunos. Em especial as turminhas do pré que desenvolveram diversas atividades sobre os índios, além de serem caracterizados de indiozinhos pelas prós.


Turminha da Pró Maria dos Reis e da Pró Naiane

              
                               Turminha da Pró Analúcia e a Pró Dilma



“A história do Brasil não pode ser contada, se não falarmos do índio e da sua contribuição para nossa cultura”


Fonte:http://www.suapesquisa.com/datascomemorativas/dia_do_indio.htm
http://www.smartkids.com.br/especiais/dia-do-indio.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário