quinta-feira, 19 de abril de 2012


DIA NACIONAL DO LIVRO INFANTIL – 18 DE ABRIL

O dia 18 de abril foi instituído como o dia nacional da literatura infantil, em homenagem à Monteiro Lobato.
Monteiro Lobato foi um dos maiores autores da literatura infanto-juvenil brasileira. Nascido em Taubaté, interior de São Paulo, em 18 de abril de 1882, iniciou sua carreira escrevendo contos para jornais estudantis. Seus maiores sucessos fizeram referência à vida no campo, como o Jeca Tatu e o Sítio do Picapau Amarelo. Faleceu em 4 de julho de 1948 e no ano de 2000 foi criada a Lei 10.402/02 que registrou o seu nascimento como data oficial da literatura infanto-juvenil.


Nesta ocasião, é muito válido incentivar a leitura entre as crianças, tanto em casa como na escola. Ao adquirir o hábito de ler desde a infância, o indivíduo aumenta sua capacidade cognitiva e adquire novos conhecimentos.
Assim, o dia 18 de abril deve servir de estímulo para que as crianças comecem a se interessar e sentir prazer pela leitura. Como o gênero infantil é o gênero favorito dos alunos do Ensino Fundamental I, ele deve ser divulgado nas escolas e ser abordado em casa com motivação dos pais para criar o hábito de ler.
No CEDJV, a prática da leitura é incentivada não só no dia do livro, mas durante todo o ano letivo, com a implementação do Projeto Bau de Leitura e, agora com a instalação da ECOTECA, em breve, isso só tende a ser intensificado.
Portanto, a leitura contribui com a vida da criança de diversas maneiras, sobretudo para desenvolver a imaginação e a criatividade. Ao se envolver na história contada pelo livro infantil, o pequeno leitor amplia a sua visão de mundo, adquire cultura e desenvolve habilidades importantes no âmbito escolar, como escrita, pronúncia e interpretação.



Fonte: http://www.brasilescola.com/datacomemorativas/dia-nacional-livro-infantil.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário