sábado, 12 de maio de 2012


13 DE MAIO: LIBERTAÇÃO DOS ESCRAVOS

No dia 13 de maio é comemorado o dia da abolição da escravatura. Essa data é marcada pela libertação dos negros que eram aprisionados e vendidos aos homens brancos.
A escravidão dos negros africanos no Brasil teve início em menos de 100 anos depois do Descobrimento, o Brasil era um território enorme e cheio de riquezas, mas precisava de gente para colocar a “mão na massa”. Diante disso, tentaram fazer dos índios escravos, porém por intermédio dos religiosos esta escravidão não foi levada a diante e os colonizadores passaram a ir à África buscar negros para realizar o trabalho pesado na colônia.
Os escravos eram trazidos da África de forma desumana nos porões dos navios negreiros, muitos acabavam morrendo durante a viagem e quando chegavam ao Brasil eram vendidos aos fazendeiros. Eles sofreram muito, pois tinham que atender todas as necessidades dos seus senhores. Faziam trabalhos pesados e eram maltratados, apanhavam e eram amarrados em troncos com correntes nos pés, nas mãos e no pescoço. Muitos ficavam sem água ou mesmo sem alimentos, não tinham camas, dormiam no chão de terra, amontoados nas senzalas.




Essa prática permaneceu por quase 300 anos, sendo que o principal fator que manteve a escravidão por um longo período foi o econômico. A economia do país contava somente com o trabalho escravo para realizar as tarefas da roça e outras tão pesadas quanto estas. Ou seja, por quase 300 anos, o negro sustentou muita gente rica, ajudou no desenvolvimento da economia brasileira sem ganhar nada, e ainda por cima era maltratado, humilhado e perseguido. A maioria das pessoas os considerava de classe inferior pela cor da pele, poucos que não concordavam com isso eram chamados de abolicionistas.
Desse modo, várias foram as tentativas para liberar os negros da escravidão, entretanto ela persistiu por longos anos. Os negros passaram a fugir para os quilombos em busca de liberdade. E também nessa época o Brasil já tinha muitos imigrantes que ofereciam mão de obra de baixos custos. Contudo, as providências para a libertação foram sendo tomadas lentamente:
·      1850: extinção do tráfego negreiro;
·      1871: Lei do Ventre-Livre (crianças nascidas a partir desse ano eram livres);
·      1885: Lei Saraiva-Cotegipe ou dos Sexagenários (negros com mais de 65 anos eram libertados)
·      1888: Lei Áurea (a liberdade total finalmente foi alcançada assinada pela Princesa Isabel).
Lei Áurea
Depois de muita escravidão e sofrimento os negros escravos conseguiram a tão sonhada libertação, entretanto não ficaram livres do preconceito que continua até hoje. Ao serem alforriados os negros não sabiam o que fazer com a sua liberdade, muitos continuaram nas fazendas ganhando salários irrisórios e os que foram para as cidades acabaram marginalizados. Deram a liberdade, mas nunca os ensinaram a usá-la!

FONTE: http://www.escolakids.com/libertacao-dos-escravos.htm
http://www.suapesquisa.com/historiadobrasil/abolicao.htm
http://www.sempretops.com/cultura/libertacao-dos-escravos/

Nenhum comentário:

Postar um comentário