terça-feira, 15 de maio de 2012


15 DE MAIO: DIA INTERNACIONAL DA FAMÍLIA

Em 1993, a Assembleia Geral da ONU (Organização das Nações Unidas) decretou o dia 15 de maio como o “Dia Internacional da Família”. Ele é comemorado desde 1994 e tem como objetivo chamar atenção para a importância da família na sociedade (seus direitos e responsabilidades). Para isso, cada ano um tema diferente é discutido, o de 2012 é: “Garantir o equilíbrio da família e do trabalho”.
Nos últimos anos e décadas, o mundo vem sofrendo uma enorme transformação socioeconômica e demográfica com repercussões importantes na vida profissional e familiar da população. As famílias tradicionais patriarcais que se apresentavam como um núcleo composto por marido, mulher e uma grande quantidade de filhos, onde os homens eram tidos como chefes das famílias, deram lugar à famílias cada vez menores, devido, principalmente, uma crescente participação da mulher no mercado de trabalho em busca de melhores oportunidades e de proporcionar uma vida melhor para suas famílias, trazendo a tona um grande desafio, que é contrabalançar a responsabilidade familiar de educar e cuidar dos filhos quando ambos os pais trabalham fora de casa.
Por isso, hoje, 15 de maio de 2012, devemos sensibilizar e promover discussões sobre as questões sociais, econômicas e demográficas que afetam a família e destacar a importância da família como o núcleo vital da sociedade. Deste modo, nesta data é importante que as pessoas revejam seus conceitos sobre família, assim como os papéis de cada um dentro dessa.
FONTE: http://eportuguese.blogspot.com.br/2012/05/15-de-maio-dia-internacional-da-familia.html
http://www.brasilescola.com/datacomemorativas/dia-internacional-das-familias.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário