quarta-feira, 6 de junho de 2012


07 DE JUNHO – DIA DE CORPUS CHRISTI

 
O dia de Corpus Christi acontece 60 dias após a Páscoa, e cai sempre numa quinta-feira, esse ano será comemorado no dia 07 de junho. É uma data comemorativa criada pelo Papa Urbano V, no ano de 1240.
A festa de Corpus Christi tem por objetivo celebrar solenemente o mistério da Eucaristia – o sacramento do Corpo e do Sangue de Jesus Cristo. Acontece numa quinta-feira, em alusão à Quinta-Feira Santa, quando se deu a instituição deste sacramento. Durante a última ceia de Jesus com os apóstolos, Ele mandou que celebrassem sua lembrança comendo o pão e bebendo o vinho que se transformaria em seu Corpo e Sangue.
A celebração de Corpus Christi consta de uma missa, procissão e adoração ao Santíssimo Sacramento. Um ponto forte dessa celebração é a procissão. Em muitas cidades é costume enfeitar as ruas por onde os fiéis passarão. Para tanto, são confeccionados tapetes coloridos feitos com os mais variados materiais como papel, serragem colorida, isopor, tampinhas de garrafas, flores, folhas e vidros moídos. Nesses tapetes são confeccionados desenhos que lembram a figura de Jesus, o cálice e o pão. Entre as procissões mais famosas estão a de Ouro Preto – MG (local onde surgiu a tradição de enfeitar as ruas), Matão – SP, São José do Rio Preto – SP, castelo – ES, Cabo Frio – RJ, dentre outros.
Confecção de tapetes para procissão em Matão-SP
Tapetes nas ruas de Matão-SP
Fonte: www.velhosamigos.com.br/DatasEspeciais/diacorpuschristi.html
            www.bethynha.com.br/corpus.htm
            pessoas.hsw.uol.com.br/corpus-christi.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário