terça-feira, 5 de junho de 2012


5 DE JUNHO – DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE

 
No dia 05 de junho comemora-se o dia do meio ambiente. Essa data foi criada em 1972 em virtude da Conferência das Nações Unidas promovida pela ONU (Organizações das Nações Unidas), a fim de tratar de assuntos ambientais que englobam o planeta. Nessa reunião, criaram-se vários documentos relacionados às questões ambientais, bem como um plano para traçar as ações da humanidade e dos governantes diante do problema.
A importância desta data está relacionada às discussões que ocorrem sobre a poluição do ar, do solo e da água, desmatamento; diminuição da biodiversidade e da água potável ao consumo humano, destruição da camada de ozônio, destruição das espécies vegetais e das florestas, extinção de animais, dentre outros.
Desde 1974, o Brasil iniciou um trabalho de preservação ambiental, através da Secretaria Especial do Meio Ambiente, para levar à população informações acerca das responsabilidades de cada um diante da natureza. No entanto, em face a vida moderna, os prejuízos estão ainda maiores. Uma enorme quantidade de lixos é descartada todos os dias causando a destruição da natureza e a morte de várias espécies de animais. Isso ocorre porque a política de reaproveitamento do lixo é muito fraca, em várias localidades ainda não há coleta seletiva, aumentando assim a poluição.
É importante que a população seja conscientizada dos males causados pela poluição do meio ambiente, assim como de políticas que revertam tal situação. Cada um pode cumprir com o seu papel de cidadão, pois se cada um fizer a sua parte, o mundo será transformado e as gerações futuras viverão sem riscos.
Diante disso, durante toda a semana os professores do CEDJV trabalharam a temática do meio ambiente com os alunos. Isso ocorreu através da realização de atividades em sala de aula como exibições de vídeos, confecção de cartazes, apresentações, dentre outras.
Vídeo apresentação dos alunos do 4º ano B
Apresentação de cartazes no 4º ano B
Apresentação de cartazes 4º ano B
Confecção de cartazes no 3º ano A
Exibição de vídeo no 4º ano A
Exibição de vídeo no 4º ano C
Exibição de vídeo no 4º ano B
Exibição de vídeo no 3º ano C

Exibição de vídeo no 3º ano B
Além das ações individuais, foram realizadas atividades coletivas com a participação dos alunos e dos funcionários do colégio. No turno matutino os alunos do 4º e 5º anos se reuniram para limpar a quadra de esportes e outras dependências da escola. Já os alunos do pré ao 3º ano observaram a escola depois que a limpeza foi efetuada para serem conscientizados da importância de jogar lixo no lixo e que devem manter tudo sempre limpo e organizado.
Os professores também trabalharam
Alunos limpando a quadra de esportes
Momentos de descanso
Alunos do Pré ao 3º ano observando o espaço depois de limpo

Durante a tarde, os alunos dos 4º e 5º anos, após o intervalo saíram pela escola recolhendo o lixo que havia sido jogado fora das lixeiras durante o lanche. Logo após os alunos do pré ao 3º ano percorrem a escola observando os espaços limpos, sendo incentivados a manter tudo limpo e organizado.
Alunos coletando lixo
Alunos recolhendo lixo do recreio
Alunos do Pré ao 3º ano observando a escola
É válido salientar, que não é preciso uma mudança radical nas atitudes do dia-a-dia. O importante é que pequenos hábitos sejam modificados. Para isso algumas medidas muito simples que fazem bem para a natureza podem ser tomadas, como por exemplo: Reduzir e separar o lixo; Usar sacolas retornáveis;   Reduzir o uso de gasolina;  Economizar água;  Usar menos energia.

“Tudo o que existe e vive precisa ser cuidado para continuar a existir e viver: uma planta, um animal, uma criança, um idoso, o PLANETA TERRA.”

FONTE: http://www.brasilescola.com/datacomemorativas/dia-mundial-do-meio-ambiente-ecologia.htm
http://visaoregional.com.br/2012/06/05/dia-mundial-do-meio-ambiente-atitudes-que-salvam-o-mundo/

Nenhum comentário:

Postar um comentário