terça-feira, 12 de junho de 2012


FESTAS JUNINAS

Durante o mês de junho são comemoradas as festas de Santo Antônio (13), São João (24) e São Pedro (29), elas são denominadas “Festas Juninas”. São caracterizadas por danças, comidas típicas, bandeirinhas, quadrilhas, forrós, casamentos caipiras, fogueiras, dentre outros.
Os festejos juninos tiveram suas origens em festas pagãs, com fogueiras e queimas de fogos para afugentar os maus espíritos. Com o passar do tempo, as festividades foram tomando um cunho religioso. Elas começaram a ser realizadas nos campos e plantações originando os trajes típicos de caipiras e sinhazinhas. Pela tradição, a festa junina consiste em celebrar os bons resultados da colheita e também, pedir que o próximo plantio traga bons frutos.
A tradição de comemorar o dia de São João veio de Portugal e ainda é comemorada em alguns países europeus católicos, protestantes e ortodoxos. Em algumas festas europeias de São João são realizadas a fogueira e a celebração de casamentos reais ou encenados.
As festas juninas brasileiras são típicas da Região Nordeste. Em Campina Grande, na Paraíba, a festa atrai milhares de pessoas. A canjica e a pamonha são comidas tradicionais da festa na região, devido à época ser propícia para a colheita do milho. O lugar onde ocorrem os festejos juninos é chamado de arraial.
Festa Junina em Campina Grande na Paraíba
Em nosso município as festas juninas já são uma tradição muito antiga, se inicia com a trezena de Santo Antônio (Padroeiro do Povoado de Lagoa da Cruz), segue com a novena de São João Batista, Padroeiro de Barrocas, onde todas as noites a partir do dia 15 ocorrem missas e é realizado um pequeno arraiá com muito forró pé de serra e barraquinhas com comidas típicas. Além disso, nos dias 23 e 24 as pessoas acendem fogueiras em casa e recebem os visitantes com licor e comidas típicas e também são realizados shows com grandes atrações na Praça São João Batista, atraindo um grande público tanto barroquense quanto de pessoas de toda a Região Sisaleira.  Os festejos se encerram com a tradicional festa de São Pedro no Bairro do Cedro com bandas e a famosa quadrilha maluca.
Novena de São João
Barraquinhas Novena de São João
É válido ressaltar que manter essa tradição faz manter viva as raízes plantadas por nossos antepassados, e também preserva a nossa cultura nordestina. As gerações futuras merecem conhecer o verdadeiro sentido das festas juninas, e não somente as festas voltadas para o mercado capitalista que vem transformando uma tradição tão bonita em uma mera forma de obter mais riquezas.


Fonte: http://brasilescola.com/datacomemorativas/festa-junina.htm
http://www.smartkids.com.br/especiais/festa-junina.html
jornalanossavoz.blogspt.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário