quinta-feira, 26 de julho de 2012


26 DE JULHO: DIA DOS AVÓS


Comemora-se o Dia dos Avós em 26 de julho, e esse dia foi escolhido para a comemoração porque é o dia de Sant’Ana e São Joaquim, pais de Maria e avós de Jesus Cristo. Conta à história que Sant’Ana e Joaquim não conseguiam ter filhos, mas por possuírem uma fé muito forte, foram agraciadas com uma gravidez da qual nasceu Maria que, posteriormente, tornar-se-ia a Mãe do filho de Deus. Eles foram canonizados por um decreto do Papa Gregório VIII pela vida casta que levaram, mas, principalmente, por serem avós do Messias.
Sant'Ana, São Joaquim e Maria
A ideia de instituir o dia 26 de Julho como Dia dos Avós foi da portuguesa Ana Elisa do Couto Faria, no final dos anos 80. Para ela tal celebração seria semelhante à que se faz no Dia das Mães ou no Dia dos Pais, consagra a figura tutelar dos avós como guardiões das tradições familiares e pode ajudar a quebrar a solidão de muito avô ou avó, ao menos um dia no ano.
O papel dos avós na família vai muito além dos mimos dados aos netos, e muitas vezes eles são o suporte afetivo e financeiro de pais e filhos. Por isso, se diz que os avós são pais duas vezes. Desse modo, celebrar o Dia dos Avós significa celebrar a experiência de vida, reconhecer o valor da sabedoria adquirida, não apenas nos livros, nem nas escolas, mas no convívio com as pessoas e com a própria natureza.
Neste dia a igreja recorda a importante, e até mesmo fundamental missão que os avós exercem no seio das famílias. É a tradição, cultura, civilização que os sábios transmitem aos mais novos. Quando perdemos esse elo a realidade do mundo perde também as suas raízes. Percebemos que algo muito relevante que parece estar faltando na vida das crianças de hoje, é o sentido da família, dos valores, das crenças e dos princípios religiosos.
Vale salientar ainda que nesse contexto de mundo globalizado, os avós surgem como uma força, um tesouro, e dentro deste quadro de insegurança, tem uma importância vital para a felicidade e para o bem estar da família, haja vista que muitas crianças passam mais tempo com os avós do que com os próprios pais. Hoje a presença viva dos avós na educação dos netos tem bastante vulto e ganha especial significado sociológico.
Os avós também são responsáveis, na maioria dos casos, por transmitir as antigas tradições e memórias das famílias para as novas gerações. Um relacionamento amoroso entre avós e crianças ajuda a cultivar a confiança e uma autoimagem positiva para a geração mais jovem. Ou seja, os avós trazem o sentido da continuidade e da estabilidade numa sociedade onde os jovens convivem cotidianamente com descartável e com a falta de compromisso e da palavra.
Outra reflexão que devemos fazer neste dia dos avós é a questão do respeito aos idosos, e, principalmente, a sua acolhida no ambiente familiar. É necessário que se proponha às gerações mais novas uma atitude de sincero respeito pelos mais velhos, para assim, construir um ambiente propício à acolhida, ao carinho e que desperte nos jovens sentimentos de bondade e de atenção em relação aos idosos.
Aproveite esta data para mandar uma mensagem de carinho para o vovô e a vovó dizendo o quanto você lembra deles, abraçando-os afetuosamente e demonstrando o quanto são queridos e importantes para sua vida.
Enfim, a equipe do CEDJV saúda todos os vovôs e vovós de Barrocas, em especial, aqueles que dia-a-dia vêm acompanhando o desempenho escolar de seus netos e estão sempre presentes no colégio em busca de uma educação de qualidade para eles.
FELIZ DIAS DOS AVÓS!
FONTE: http://www.portaldafamilia.org/datas/avos/diadasavos.shtml
http://www2.portoalegre.rs.gov.br/pwdtcomemorativas/default.php?reg=17&p_secao=15
http://www.portaldafamilia.org/datas/avos/origemdiadosavos.shtml
http://www.santuarioperpetuosocorro.org.br/detalhar_noticia.php?id=256

Nenhum comentário:

Postar um comentário