quinta-feira, 12 de julho de 2012


MINISTÉRIO DA SAÚDE REALIZA EXAMES DE “BATR” NO CEDJV


Durante essa semana (09 a 12 de julho) o CEDJV recebeu a visita do funcionário do Ministério da Saúde, o Sr. Argemiro, para realizar o BATR (Buscativa e Tratamento de Tracoma). A ação tem por intuito detectar possíveis casos de tracoma nos alunos que frequentam a escola.
O tracoma é uma doença de grande disseminação no mundo e constitui-se numa importante causa de cegueira. A faixa etária mais acometida é de crianças de 1-10 anos que apresentam a forma ativa da doença. Ele é geralmente descrito em locais com precárias condições de vida, com inadequadas condições de habitação, grande concentração populacional, precariedade do saneamento básico e baixos níveis educacional e cultural, além disso, outros fatores são a presença de insetos vetores, deslocamentos populacionais e presença de outras doenças oculares.
O número de casos dessa doença veio diminuindo consideravelmente em todo o Brasil. O Ministério da Saúde vem mantendo ações de controle nas regiões com maior prevalência, através da Fundação Nacional da Saúde, estando o controle da doença na Gerência Técnica Nacional de Endemias Focais.

FONTE: www.cve.saude.sp.gov.br/htm/tracoma_dados.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário