sexta-feira, 21 de setembro de 2012



23 DE SETEMBRO: FERIADO DA CULTURA EVANGÉLICA


Informações dão conta de que pelo menos 65 municípios baianos comemoram o Dia do Evangélico no dia 23 de setembro. Nos Territórios do Sisal e Jacuípe, várias cidades já tem em seu calendário municipal o decreto de feriado municipal.
Tudo começou na metade da década de 80 em Conceição do Coité, quando o então vereador e diretor do site Calila Notícias Valdemí de Assis (Mitinho) apresentou o projeto na câmara, criando a semana dos evangélicos. O movimento ganhou força e se expandiu para outros municípios, Retirolândia, Valente, Santaluz, Queimadas, Cansanção, Serrinha, Barrocas, Capela do Alto Alegre, entre outros.
No inicio da década de 90, eleita vereadora, Maria Eugênia (Geninha) evangélica da igreja Assembleia de Deus, alterou o projeto e fez indicação para que fosse instituída no calendário municipal a data de 23 de setembro feriado municipal, na ocasião o prefeito Éwerton Rios acatou a solicitação da parlamentar e a data maior da semana ficou sendo feriado no município.
Embora não tenha conseguido colocar a data como feriado estadual, o então deputado Emério Resedá levou o projeto para a Assembléia Legislativa e foi aprovado por unanimidade e instituído dia estadual do evangélico.
No município de Barrocas, o feriado municipal da cultura evangélica foi criado pela Lei nº 065/2003 de 24 de outubro de 2003. Além do feriado, esta lei garante ainda que o Poder Executivo incluirá no orçamento de cada ano dotação financeira específica para cobrir as despesas com eventos socioculturais realizados em comemoração ao dia da cultura evangélica.  No próximo domingo dia 23 de setembro, o Dia do Evangélico terá a seguinte programação:

FONTE: http://www.calilanoticias.com/2011/09/varias-cidades-dos-territorios-do-sisal-e-jacuipe-comemoram-feriado-do-evangelico-em-23-de-setembro.html
http://jornalanossavoz.blogspot.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário