quarta-feira, 3 de outubro de 2012


PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO
O Programa mais Educação é uma estratégia do governo federal para a promoção de educação integral no Brasil. A educação que este programa quer evidenciar é uma educação que busque superar o processo de escolarização tão centrado na figura da escola. A escola, de fato, é o lugar de aprendizagem legítimo dos saberes curriculares e oficiais na sociedade, mas não devemos tomá-lo como a única instância educativa. Deste modo, integrar diferentes saberes, espaços educativos, pessoas da comunidade, conhecimentos é tentar construir uma educação que, pressupõe uma relação da aprendizagem para a vida, uma aprendizagem significativa e cidadã.
O Programa Mais Educação foi instituído pela Portaria Interministral nº 17/2007 e integra as ações do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE). O município de Barrocas foi contemplado com esse programa, no início desse ano (2012) sendo 13 escolas inscritas e beneficiadas com este. Dentre as escolas selecionadas está o CEDJV – Centro Educacional Desembargador Júlio Virgínio – onde 120 alunos integrarão este programa no ano de 2013.
O Mais Educação é operacionalizado pela Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (SECAD), em parceria com a Secretaria de Educação Básica (SEB), por meio do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) para as escolas prioritárias. As atividades que serão desenvolvidas foram organizadas em “macrocampos”, sendo eles:
ü  Acompanhamento Pedagógico;
ü  Meio Ambiente;
ü  Esporte e Lazer;
ü  Direitos Humanos em Educação;
ü  Cultura e Artes
ü  Cultura Digital
ü  Promoção da Saúde;
ü  Educomunicação;
ü  Investigação no Campo das Ciências da Natureza;
ü  Educação Econômica.
Esse programa trará grandes benefícios para a educação do nosso município, que além de ser complementada com novos saberes, terá investimentos financeiros que melhorarão a qualidade das estruturas das escolas, além de trazer novos recursos que facilitarão a aprendizagem dos alunos. Vale destacar também, que gerará empregos de monitores para profissionais que se encaixem no perfil de atividades selecionadas pela coordenação e direção das escolas.
Enfim, mais um desafio se encontra lançado para que juntos possamos vencê-lo e torna-lo um grande aprendizado que beneficiará, principalmente, os alunos da nossa escola nessa busca incessante por conhecimento.  

FONTE: Módulo Programa Mais Educação Passo a Passo

Nenhum comentário:

Postar um comentário