quinta-feira, 28 de março de 2013

ANIVERSÁRIO DE BARROCAS: PROJETO BARROCAS REVIVENDO NOSSA HISTÓRIA

“A liberdade de um povo não deve ser sacrificada pela covardia, omissão e comodismo de uma minoria queremos nossa emancipação já”, era o que estava escrito numa das faixas do movimento pela emancipação de Barrocas. E, através da união do povo no dia 30 de março de 2000 foi aprovada a Lei Estadual nº 7.620, sancionada pelo governo do Estado criando o município de Barrocas.
13 anos depois, estamos em festa para comemorarmos os resultados advindos desse feito que trouxe inúmeros benefícios para a vida dos barroquenses. Em vista disso, foi posto em prática no CEDJV o projeto “Barrocas Revivendo Nossa História”, onde durante os dias 25, 26 e 27 do presente mês, os nossos alunos tiveram acesso a informações como: o significado do nome Barrocas, as cores e símbolos da bandeira do município, o Hino de Barrocas e concomitante a isso conhecer melhor a história do local em que vivem.
Assim, no dia 27 de março, a direção, professores, funcionários e alunos do CEDJV realizaram um bonito evento com a apresentação de poemas, acrósticos e músicas em homenagem ao aniversário da cidade, além de contarmos com a presença de representantes da Câmara Municipal de Vereadores que foram entrevistados pelos alunos da escola e a presença de um representante da Secretaria Municipal de Educação.
No turno da manhã, a diretora Ana Lúcia fez a abertura do evento, dando início as festividades com a entonação do Hino Nacional Brasileiro, em seguida houve a exibição de um vídeo mostrando um pouco da história de Barrocas. Contamos com a participação dos vereadores Adelson da Saúde, Dida de Raimundo da Farinha e do Presidente da Câmara Kekeu de Dãozinho que foram entrevistados pelos alunos do 5º ano A do Professor Raimundo e do 5º ano B do Professor Luiz Carlos que lhes fizeram questionamentos a respeito da educação, da saúde, da segurança, de projetos para as crianças, do transporte escolar, dentre outros temas relacionados ao nosso município.



Em suas falas o Presidente da Câmara Kekeu falou da importância da educação para o futuro e enfatizou a relevância de estar mais presente nas escolas, ressaltando que nesse segundo mandato pretende fazer mais pela educação. Fez a indicação da construção de uma quadra poliesportiva na nossa escola na última sessão da Câmara e afirmou que o projeto foi aprovado por unanimidade e já está nas mãos do prefeito. Disse ainda, que fica emocionado com as conquistas obtidas por Barrocas até aqui e que novos projetos estão a caminho como o estádio de futebol e o ginásio de esportes que já está em andamento, haja vista que já tivemos a visita de um engenheiro para procurar o terreno adequado para a construção. Em relação ao transporte escolar citou as exigências que vem tendo em todo Brasil  sobre esse assunto, e reforçou a importância da parceria com o Governo Federal que tem mandado ônibus novos, inclusive a poucos dias chegaram mais dois que estão passando por processos burocráticos de documentação, mas em breve começarão a ser utilizados.
O vereador Dida falou que o Legislativo está sempre em busca de melhorias e a educação é uma das suas prioridades, citando o exemplo da possível construção da quadra poliesportiva no CEDJV. No que diz respeito a segurança comentou sobre o novo delegado e o investigador que trabalharão em Barrocas, frisando que esta última foi contemplada com uma nova viatura da Polícia Civil. Disse ainda, que pretende fazer um projeto para criação do Conselho Municipal de Segurança, fez indicação ao prefeito de montar um circuito de câmeras de segurança e solicitou da Secretaria de Infraestrutura do Estado duas motos para agilizar o trabalho da polícia. Quando perguntado sobre projetos para as crianças citou a implantação dos parques infantis nas praças, a comemoração do dia das crianças e a possível construção de um Centro Cultural, dentre outros.
E o vereador Adelson enfatizou a relevância de buscar melhorias na educação e na saúde do município, falando também dos avanços obtidos na área da saúde – onde trabalhou durante 4 anos – Nós temos médicos de qualidade, temos um cardiologista que atende a população toda 1ª terça-feira do mês; temos Marinelson como ginecologista sendo que já está fazendo ultrassonografias em gestantes, já se encontra no hospital, para casos de emergência, um aparelho de eletrocardiograma, conseguido junto à Secretaria do Estado antes mesmo de ser empossado, além de ter feito mais contatos em busca de novos aparelhos e duas novas ambulâncias.
Dando continuação ao evento tivemos as apresentações das outras turmas: o 4º ano A da Pró Jirlene recitou uma poesia homenageando Barrocas e os vereadores presentes; os alunos da Pró Mª Helena (3º ano A) fizeram um acróstico e apresentaram uma poesia e os alunos do pré (Pró Reis), 1º ano (Cleidinice)  e 2º ano (Pró Creuza) cantaram uma linda paródia sobre o nosso município.
Turma do 4º ano A
Turma do 3º ano A
Pré, 1º e 2º ano
Para finalizar, a diretora fez os agradecimentos e entregou uma pequena lembrança para os vereadores.
Durante a tarde, os vereadores que compareceram foram Gerinaldo e, mais uma vez, Kekeu, além deles fez-se presente também, Jecilene, representando a Secretaria de Educação. Houve a abertura feita pela Diretora Ana Lúcia, a execução do Hino nacional e a exibição do vídeo sobre Barrocas. A entrevista foi feita pelos alunos do 4º ano C da Pró Ivone e do 5º ano C da Pró Elizângela. Eles fizeram perguntas sobre os deveres dos vereadores, sobre o desempenho como vereador, como pretendem ajudar os jovens, sobre educação, segurança e progresso da cidade.




Kekeu frisou em sua fala que ser vereador é ter empenho e força de vontade para buscar melhoramentos para o município, enfatizando como pela manhã a importância de que se invista em educação de qualidade. Falou também da preocupação da gestão atual com a segurança, do novo delegado e da nova viatura da Polícia Civil. E disse que para o futuro tem muitos projetos voltados para a juventude (quadras, ginásio de esporte, etc).
O vereador Gerinaldo falou sobre o dever do legislativo – fiscalizar, propor projetos, acompanhar obras, e outros. Em relação à educação disse que pretende proporcionar projetos que tragam uma vida mais digna ao povo, dando melhores condições de trabalho aos professores e realizar melhorias nas escolas. Sobre o progresso do município frisou que Barrocas já alcançou muitos projetos de infraestrutura, melhorias na educação como, por exemplo, a Pró-Infância que está prestes a ser inaugurada e completou dizendo que a educação é uma prioridade para o seu mandato, porém ela por si só não funciona precisa ter projetos em todas as áreas.
Depois das entrevistas tivemos a apresentação de uma poesia pelo 4º ano B da Pró Jirlene, uma poesia pelo 3º ano B da Pró Mª Helena e mais uma poesia da turma do 3º ano C da Pró Luzia. Para fechar as apresentações as turmas do pré (Pró Analúcia) e do 2º ano (Pró Creuza) cantaram uma paródia em homenagem a Barrocas.
Turma do 4º ano B

Aluna do 3º ano B recitando a poesia

Aluna do 3º ano C
Pré e 2º ano
O fim do evento se deu com os agradecimentos da direção da escola e a entrega de lembranças aos vereadores e a Jecilene que veio representar a Secretária de Educação Ana Clécia.  

“É pátria amada de um povo doce e valente
É terra amada no sertão do meu Brasil”
Hino de Barrocas   

Nenhum comentário:

Postar um comentário