sexta-feira, 19 de abril de 2013



19 DE ABRIL: DIA DO ÍNDIO


Os índios foram os primeiros habitantes do nosso país, mas com o decorrer do tempo foram sendo dizimados pelas doenças trazidas pelos homens brancos, mortos pela disputa de terras, tendo sua população diminuída consideravelmente. Além disso, tiveram seu território invadido e, em muitos casos, foram expulsos dele.

Vale destacar, que muitos dos nossos costumes e hábitos são herdados dos povos indígenas, sendo desse modo, lamentável o descaso que o povo brasileiro (autoridades e civis) hoje tem em relação aos índios, que diante da sua importância histórica deveriam ser mais valorizados.

No dia 19 de abril, comemoramos o Dia do Índio. É o dia do ano em que a sociedade brasileira “lembra” do quão importantes os índios foram/são para a formação da identidade do nosso país.

Assim, hoje, os professores do CEDJV realizaram atividades referentes a essa temática enfocando os hábitos culturais e alimentícios dos índios; como viviam no tempo da chegada dos portugueses ao Brasil; como vivem atualmente, dentre outros. Em conjunto a essas atividades houve a exposição de vídeos, os alunos foram caracterizados de índios e o 5º ano A do Professor Raimundo realizou uma caminhada pelas ruas da cidade mostrando cartazes sobre a vida dos índios e paramentados com vestes e instrumentos utilizados pelos povos indígenas.







































































































































































































Nenhum comentário:

Postar um comentário