segunda-feira, 27 de maio de 2013


II CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
No dia 27 de maio de 2013, aconteceu no Colégio Municipal de Barrocas, a 2ª Conferência Municipal de Educação do nosso município. A conferência teve como tema central: O PNE (Plano Nacional de Educação) na articulação do Sistema Nacional de Educação: participação popular, Cooperação Federativa e Regime de Colaboração e seu objetivo foi  promover espaços de discussão e articulação entre os entes federados e os setores da sociedade civil, a fim de construir e analisar propostas para definição e implementação de políticas públicas para a Educação.
A solenidade foi iniciada com a execução do Hino nacional Brasileiro e teve em sua mesa de abertura a presença da Secretária Municipal de Educação Ana Clécia, O Presidente do Conselho Municipal de Educação Robenilton Brito, O Presidente do Conselho Municipal de Saúde Jaques, o vereador Adelson e representantes das demais secretarias municipais. Após a leitura e aprovação do Regimento Interno da Conferência, ocorreu a palestra de abertura realizada pela Professora Mestre em Educação , Sicleide Gonçalves Queiroz, que falou sobre o tema central da conferência e sobre o eixo que norteou todo o desenvolvimento das atividades: Qualidade da Educação: democratização do acesso, permanência, avaliação, condições de participação e aprendizagem.
No turno da tarde foram realizados dois colóquios com as seguintes temáticas: Colóquio I: Concepções curriculares, políticas pedagógicas e condições de aprendizagem  e Colóquio II: Políticas de expansão da Educação Infantil: concepções de infância e de aprendizagem. Em seguida, os participantes foram divididos em grupos para realizarem a leitura e revisão das propostas do CONAE 2014 e, também, para criar propostas de melhorias para a educação do município de Barrocas. Após a aprovação dessas propostas foram escolhidos os delegados que irão representar Barrocas na Conferência Estadual, sendo eleitos, além da Secretária de Educação e do Presidente do Conselho Municipal de Educação, O professor Ivan da Minação, o representante da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer Petronílio, a Professora Cacília do Colégio Plínio Carneiro e a Coordenadora Pedagógica Tatiane.
Enfim, a Conferência Municipal de Educação, foi um momento especial na história do município e constituiu-se em um espaço de discussão entre instâncias de participação coletiva envolvendo diferentes segmentos, setores e profissionais interessados na construção de políticas para a educação e, sem sombra de dúvidas, trará muitos frutos positivos para o avanço da educação do nosso município.




Nenhum comentário:

Postar um comentário