sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Folclore

                                                  COMEMORAÇÃO DO FOLCLORE NO CEDJV

Entende-se por folclore o conjunto de crenças, lendas, festas, superstições, artes e costumes de um povo. Tal conjunto normalmente é passado de geração a geração por meio dos ensinamentos e da participação real dos festejos e dos costumes. De origem inglesa, o folclore é uma palavra originada pela junção das palavras folk, que significa povo; e lore, que significa sabedoria popular. Formou-se então a palavra folclore que quer dizer sabedoria do povo.
        











O folclore assume grande importância na história de todos os povos, pois por meio desse conjunto pode-se conhecer a antiga cultura e a formação da cultura presente nos dias de hoje.
E para resgatar a cultura popular, a equipe do CEDJV, promoveu uma animada festa folclórica com dança, brincadeiras, bumba boi, adivinhas, provérbios, etc.
No turno da manhã, a turma do pré A das professoras Reis e Jaira dançou a música De abóbora faz melão, o 1° ano da pró Cleidinice apresentou a dança do Saci. Em seguida foi a vez da turma do 2° ano A da professora Creuza dançou ao som de um belo Forrozinho, o 3° ano A da pró Maria Helena  apresentou algumas Parlendas, o 5º ano A da pró Patrícia fez várias adivinhas. A festa pela manhã finalizou com o tão esperado Bumba boi com as turmas do 4° ano A da pró Maria Jirlene e 5° ano B da professora Antônia Roberta e um animado Samba de roda.

No turno vespertino a festa iniciou com o Bumba boi apresentado pelos alunos do 4° ano B também da pró Jirlene e 5° ano C da professora Elizângela, onde contou com a participação da senhora Maria, mãe da professora Jirlene que animou esse momento cantando uma música para a chegada do boi. Logo em seguida, a turma do pré da professora Analúcia também dançou e pulou com a música do Saci. A pró Creuza do 2° ano B dançou em forma de roda com seus alunos um Forrozinho bem animado, representado assim as festas juninas, os 3° anos das professoras Luzia apresentaram Provérbios e Adivinhas, já o 4° ano C mostrou uma brincadeira muito antiga Eu sou pobre de marré. Ao final, todos ao alunos e professores caíram no samba.























Agradecemos a todos os professores e funcionários pelo empenho e colaboração para a realização de mais um evento da escola. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário