sábado, 30 de agosto de 2014

ENTREGA DOS ÓCULOS: PROJETO SAÚDE EM MOVIMENTO NA ESCOLA

O Projeto Olhar Brasil, instituído em 2007 numa parceria entre os Ministérios da Saúde e o Ministério da Educação, propõe-se a atuar na identificação e na correção de problemas de visão dos educandos de escolas vinculadas ao Programa Saúde na Escola (PSE) e dos alfabetizandos cadastrados no Programa Brasil Alfabetizado (PBA), gerenciado pelo Ministério da Educação.  O Projeto objetiva contribuir para a redução da evasão escolar e da dificuldade de aprendizagem, bem como contribui para a reinserção social e na qualidade de vida.
Para a estratégia desenvolvida no Estado da Bahia, o Saúde em Movimento na Escola, o público-alvo se define por alunos matriculados no ensino fundamental das Escolas vinculadas ao Programa Saúde na Escola - PSE, na faixa etária de 07 a 14 anos de idade.
O Inicio...
Em 2013 a Secretaria Estadual da Saúde (SESAB) assume um novo desafio, a implantação da Estratégia Saúde em Movimento - Na Escola/Projeto Olhar Brasil, estratégia itinerante que leva aos municípios com adesão ao Projeto Estadual o Serviço de Oftamologia Móvel. A estratégia atende aos alunos de 07 a 14 anos do Ensino Fundamental matriculados em escolas vinculadas ao Programa Saúde na Escola que apresentaram alteração visual após triagem através do Teste do Snellen.
O Saúde em Movimento na Escola, nesse primeiro momento, totaliza 20 Regiões de Saúde cobertas. São 217 municípios do Estado da Bahia que fizeram adesão ao projeto garantindo o acesso dos alunos ao atendimento.
Depois da realização da triagem nas escolas,  foram feitos os exames de vista em Junho. E quarta-feira, dia 27 de agosto foi a entrega dos Óculos que as crianças e adolescentes tanto esperavam. Contamos com a presença de alunos e pais de várias escolas do município, a diretora Ana Lúcia, coordenadora Aline, a diretora Mídia da escola Jorge Luiz, coordenadora Ataciana que acompanhou de perto esse projeto, Secretária de Educação  Ana Clécia, Secretário de Saúde Gerival, Prefeito José Almir, e representantes do Projeto Olhar Brasil. O CEDJV, foi a escola com maior quantidade de alunos que fizeram a triagem. 
Esse foi um momento muito importante, onde as crianças saíram felizes com a chegada dos Óculos.
 http://www.saude.ba.gov.br





































Nenhum comentário:

Postar um comentário