terça-feira, 9 de setembro de 2014

CAMINHADA DOS ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL I PARA O FOGO SIMBÓLICO

A ORIGEM DO FOGO SIMBÓLICO DA PÁTRIA:

 

O “FOGO SIMBÓLICO DA PÁTRIA” surgiu em 1937, como ideia de um grupo de patriotas, no Rio Grande do Sul, que procurava um símbolo que representasse o ardor cívico do nosso povo. A escolha recaiu sobre o FOGO, elemento cuja  descoberta  deu início a evolução do homem.
Levada a idéia à  LIGA DA DEFESA NACIONAL, foi acolhida com muito entusiasmo, sendo complementada com o acréscimo de que o FOGO SIMBÓLICO DA PÁTRIA deveria percorrer o território nacional, numa corrida de revezamento que iria ser denominada CORRIDA DO FOGO SIMBÓLICO DA PÁTRIA.Assim, em 1938, foi realizada uma pequena corrida, num trecho de 26 km, entre as cidades  de VIAMÃO e de PORTO ALEGRE, constituindo-se  ela na 1º Corrida do Fogo Simbólico da Pátria.
Dessa forma, entendendo o significado do Fogo Simbólico para os brasileiros, este ano foi escolhido o Tema: Valores Familiares que é um assunto muito relevante para a sociedade.
Muitas vezes nos vemos tateando a terra para não tropeçar e perder o equilíbrio. Sentimos fraqueza perante a caminhos tortuosos e a família ergue sua mão, oferecendo sua força para retomar o caminho e recomeçar fazendo com que este tropeço e queda percam a aparência de derrota.
Família faz construir e nos faz ver o verdadeiro sentido da vida presente. Faz mergulhar num mar da eternidade iluminado por um brilho de uma aurora anunciando o resplendor de cada dia.
Família não abre mão de seus membros. Ela abre a porta da felicidade e ilumina o caminho para encontrá-la.
Nós da equipe CEDJV, escolhemos tópicos relacionados à Família, no dia 05/09/14 (sexta-feira) envolvendo todos os alunos da escola (manhã e tarde) com faixas e cartazes fizemos uma caminhada em direção ao Fogo Simbólico que estava na Praça da Matriz.
Os alunos estavam organizados por Pelotões representando nossa Bandeira e faixas com as frases: O fortalecimento da família para um Brasil Independente; Acompanhamento familiar: dedicação, paciência, incentivo, motivação e disciplina; Estrutura familiar: Respeito, Não às drogas, compromisso e limites.
A escola Agenor de Freitas também participou da caminhada com seus alunos tendo envolvendo os temas: Trânsito, Saúde e Educação que são de grande importância na vida de cada cidadão.
Para finalizar a caminhada, professores, alunos e funcionários cantaram o Hino Nacional em frente ao Fogo Simbólico. 











































http://regiscap1.wordpress.com/
http://tribunadoplanalto.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário